CURSO - CONTABILIDADE DE CUSTOS

 

CONTABILIDADE DE CUSTOS
 
IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade
CPC 16 – Estoques e CPC PME - Seção 13 – Estoques
 
Como implantar o sistema contábil de custos para atender as normas NBCT 19.20 e 19.41, aprovadas pelas Resoluções 1.170/09 e 1.255/09 do CFC - Conselho Federal de Contabilidade.
Justificativa:
·         O cálculo do CPV – Custo dos Produtos Vendidos é um dos procedimentos contábeis mais importantes na apuração do resultado do exercício. A maioria das empresas avaliam os estoques de matéria-prima, produtos em elaboração e produtos acabados e apuram o CPV,  de acordo com os critérios arbitrados pela legislação fiscal – Decreto 3.000/99 – Regulamento do Imposto de Renda.
·         Entretanto, com o advento da Lei 11.638/07 e a publicação dos pronunciamentos contábeis CPC 16 e CPC PME – Seção 13 – Estoques, transformados em normas NBC-T 19.20 e 19.41, aprovadas pelas Resoluções do CFC 1.170/09 e 1.255/09, a avaliação dos estoques pelos critérios arbitrados, não é mais aceita.
·         Dessa forma, a partir deste exercício, o custo de produtos em processo e produtos acabados devem ser avaliados pelo custo de transformação, seguindo os princípios e convenções contábeis.
·         O sistema contábil de custo passa a ser obrigatório para todas as empresas, independente do seu faturamento e regime tributário, inclusive aquelas regidas pelo Estatuto da ME e EPP - Micro e Pequena Empresa, pela Lei complementar 123/06 e pela NBC-T 19.13, que executam a contabilidade simplificada. Somente empresas classificadas como MEI – Micro-empreendedor Individual, dispensadas da escrituração contábil, estão isentas da apuração do custo.
·         O Contador que não cumprir as normas estará sujeito a sanções legais do Conselho Federal de Contabilidade como advertência, multa, suspensão e cassação do registro.
·         A obrigação de manter o sistema contábil de custos, beneficia empresas enquadradas no regime tributário do Lucro Real, pois elas poderão utilizá-lo para apurar o CPV e reduzir a carga fiscal de IR e CSLL.
Objetivos:
·         orientar de forma prática e objetiva como implantar, passo a passo, o sistema contábil para valorizar os estoques e apurar o CPV – Custo dos Produtos Vendidos, de acordo com as novas regras contábeis.
Público-alvo:
Contadores, Gerentes de Custo, Assistentes Contábeis, Supervisores, Assistentes de Custos, Profissionais de escritórios de contabilidade  e demais profissionais responsáveis pela contabilidade e pela  apuração de custos.


central de atendimento
fale conosco: 71 3027-0135