CURSO - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA - RSC

 

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA - RSC
 
Prevenção e Ação Positiva dos Negócios na Economia Verde
 
Serão demonstrados cases de empresas que já obtiveram certificados de neutralização de emissão de Carbono, ou de carbono neutralização, como forma de suas ações de RSC
 
 JUSTIFICATIVA :
  • Os passivos ambientais representam um risco para a empresa, os sócios e os administradores. Os passivos ambientais podem gerar prejuízos financeiros pela eventual paralisação das atividades, pelos custos regulatórios aumentados e pelas dificuldades institucionais e sociais de sustentar os negócios das empresas. Para evitar esses custos, os sistemas de gestão ambiental das empresas surgiram, ainda na década de 70. Conhecer os instrumentos para garantir a idoneidade ambiental dos negócios é uma forma de garantir bons negócios e que pode gerar economia para as empresas, ao mesmo tempo em que melhora a imagem junto ao público.
  • O uso de ferramentas e instrumentos para o monitoramento e prevenção de danos ambientais, evita responsabilidades para a empresa, para os sócios e administradores. A RSC é uma prática que garante a imagem positiva dos negócios na mesma medida em que evita prejuízos financeiros gerados pelos passivos ambientais das cadeias produtivas e de prestação de serviços. Análise de conformidade com a NBR ABNT ISO 16001 e 26000, de diretrizes sobre Responsabilidade Social para os negócios, e de Responsabilide Social, operam através de princípios, critérios e indicadores, facilitando o monitoramento da situação das empresas. Esse monitoramento vai instrumentalizar o processo de tomada de decisão sobre as atividades de RSC a serem implantadas. Os inventários de impactos ambientais e de serviços ecossistêmicos são instrumentos importantes para avaliar o impacto e a medida de RSC adotada.
  • As políticas nesse sentido estão voltadas para incorporar o capital natural no PIB dos países, e podem significar uma medida de atratividade para os negócios, a nível local ou regional. Entender os rumos que os negócios podem tomar para aproveitar de suas metas de RSC para melhorar sua inserção na Economia Verde passa pela instrumentalização das empresas para captar as melhores oportunidades do mercado.
 OBJETIVOS DO PROGRAMA:
  • evidenciar o papel da RSC na competitividade e sustentabilidade dos negócios na Economia Verde. O treinamento vai evidenciar os principais passivos ambientais dos negócios e discorrer sobre medidas para avaliar a conformidade (compliance) das empresas com C&I de RSC. O treinamento vai demonstrar como ações voltadas para o monitoramento, controle e melhoria da qualidade ambiental das cadeias produtivas podem melhorar a competitividade no cenário dessa nova forma de negócios. Também serão descritos os principais serviços ecossistêmicos existentes na atualidade, e as formas de identificar, mensurar, qualificar e remunerar os responsáveis pela sua disponibilização.
  • proporcionar condições básicas para a escolha adequada de atividades de RSC para os negócios na economia verde, através da demonstração das propostas de legislação sobre o tema e de casos concretos de certificação de bens e serviços ambientais e de PSE(PSA).
  • Abordar os fundamentos e o funcionamento da RSC, e as alternativas de Certificação de Carbono, Certificação de Água e Certificação de Biodiversidade para as empresas. Serão apresentados Cases de Passivos Ambientais que causaram prejuízos para negócios em implantação (Agropecuária, Curtume, Empresa de Polpa & Papel) e de ações de formação de áreas para prestar serviços ecossistêmicos para as empresas (projeto Green Farm – MS). Também serão apresentados Cases de empresas que realizam seus inventários de emissões de GEE (Petróleo, editoras, OSCIPs, Federações de Indústria e outros), inventários de efluentes líquidos (Coca-Cola, Pepsico, universidades e outras) e inventários de biodiversidade (mineradoras, rodovias, construção civil e outros).
  • demonstrar cases de empresas que já obtiveram certificados de neutralização de emissão de Carbono, ou de carbono neutralização, como forma de suas ações de RSC.
PÚBLICO ALVO:
  • Políticos, Empresários, diretores e gerentes de empresas de todos os setores (indústria, mineração, infra-estrutura, agronegócio, florestas – polpa, papel, madeireiras e painéis, energia, resíduos, comércio e transportes),
  • profissionais da área rural e ambiental.
  • Encarregados de departamentos ambiental e de marketing das empresas, professores, estudantes e o público em geral.
  • Gestores públicos e privados interessados no tema da Responsabilidade Socioambiental Corporativa


central de atendimento
fale conosco: 71 3027-0135